Há uma realidade no ramo dos provedores: muitos gestores não estão envolvidos com a gestão financeira, dedicam seus esforços apenas com a parte técnica e acabam descuidando das finanças. Assim como qualquer ramo de atividade, os provedores também estão sujeitos a altos e baixos, por conta de fatores econômicos do país, da concorrência, entre outros. Portanto, ter um bom planejamento e uma gestão financeira eficiente é crucial para evitar crises.
Cuidar das finanças é fundamental para quem deseja crescer e conquistar mercado de forma competitiva. Para que isso aconteça, o primeiro passo é fazer uma autoavaliação da gestão financeira do seu provedor: como ela está hoje?
Neste artigo você irá conferir algumas dicas de como ter uma gestão financeira eficiente.
Conheça a origem dos custos e despesas para realizar a gestão financeira
Para tomar decisões de forma assertiva, é necessário ter dados que proporcionem informações seguras. O controle dos custos e das despesas de seu negócio permitirá visualizar onde os seus recursos financeiros estão sendo aplicados.
É muito importante levar em consideração todos os desembolsos realizados, não apenas os custos incorridos diretamente na operação, equipamentos e equipe técnica. Os custos e despesas de um provedor vão muito além disso, incluindo energia elétrica, link de dados, aluguel de postes, materiais de escritório, entre outros.
Absolutamente tudo deve ser levado em consideração!
Além de listar todos os custos e despesas, é necessário separá-los por fixos e variáveis, para que seja possível realizar um provisionamento no fluxo de caixa e manter os pagamentos sempre em dia.
Fluxo de caixa
Para um bom controle do fluxo de caixa, é necessário ter colocado em prática o tópico anterior, pois o fluxo de caixa é a demonstração que apresenta todas as movimentações financeiras de entradas e saídas. Assim, é de extrema importância ter conhecimento dos custos e despesas incorridos. Além disso, é importante registrar as movimentações de receitas, por menores que sejam os valores, para se ter ciência do cenário real.
O fluxo de caixa permite que você tenha uma visão mais assertiva sobre o momento financeiro do seu provedor. Ele irá evidenciar, por exemplo, que naquele mês você terá uma ótima previsão de faturamento, mas, na verdade, as receitas mal cobrem os custos e despesas. Contar com um software que possibilite a composição dessa demonstração é crucial para que você possa ter informações em tempo real.
Faturamento não é lucro
Entender a diferença entre faturamento e lucro é essencial para o sucesso do seu provedor. Uma boa gestão desses indicadores irá ajudar sua empresa a crescer de forma saudável e com maior lucratividade.
Faturamento são os recebimentos em caixa ou conta bancária, resultado das vendas de produtos e serviços. Já o lucro só é possível mensurar após realizar alguns cálculos, deduzir de seu faturamento os custos e despesas incorridos no período. Isso nos mostra que, o fato de ter dinheiro em caixa não indica que você teve lucro e, muito menos, que possa gastar esse dinheiro de forma antecipada.
Investir em uma equipe eficiente para sua gestão financeira
Você deve estar se perguntando o que investir na equipe tem a ver com gestão financeira?
Nenhum gestor chega a lugar algum sozinho. Por isso, cuidar dos talentos que seu provedor possui é essencial. É de extrema importância que a equipe que está ao seu lado entenda de gestão financeira e tenha um conhecimento completo da sua regra de negócio, pois, afinal de contas, é essa equipe que irá fornecer os dados para tomada de decisões.
Isso não significa que você precise de uma equipe com conhecimento pleno no assunto, tudo depende do tamanho da sua operação e de suas necessidades. O ideal é ter um profissional capacitado que seja o seu braço direito fazendo avaliações constantes sobre a saúde financeira do seu provedor. Além disso, é importante investir em cursos e experiências que possam capacitar sua equipe, para que as pessoas contribuam com seu crescimento e estejam motivadas com o trabalho.
Investir na fidelização de clientes
Conquistar novos clientes é importante e crucial para o crescimento do negócio, porém, fidelizar os clientes que já estão na base é fundamental. De acordo com Philip Kotler, conceituado consultor de marketing norte-americano, conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.
O primeiro passo para fidelizar o seu cliente é entender o que o levou a contratar seus serviços e o que o mantém como seu cliente. Para que possamos proporcionar uma boa experiência, precisamos conhecê-lo, se atentar aos mínimos detalhes que ele apresenta quando se comunica conosco e descobrir quais os problemas que nosso cliente enfrenta e de que maneira nossa empresa pode ajudá-lo.
Dica extra: Não misturar as contas pessoais dos sócios com as contas da empresa é crucial para manter uma gestão financeira eficiente. Pagamentos de despesas pessoais pela empresa podem acarretar uma visão incorreta do resultado que o seu provedor está gerando e direcionar os gestores a tomar decisões equivocadas.
Larissa Dalle Tese | Consultora de Gestão