A falta de produtividade custa caro para as empresas brasileiras. De acordo com um levantamento feito pela startup Levee, os 500 maiores negócios do país perdem uma média de 230 milhões por ano por conta da falta de eficiência. Se adicionarmos a essa conta também as pequenas e médias empresas, podemos imaginar que as perdas são ainda maiores.
Felizmente, vivemos em uma época em que a tecnologia é abundante. Todos os dias surgem novas ferramentas inovadoras, que podem resolver boa parte dos problemas de falta de produtividade nas organizações.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode contribuir para o aumento da produtividade nas empresas? Então continue a leitura deste artigo!
Por que a tecnologia é essencial para o aumento da produtividade nas empresas?
Ser uma empresa competitiva em um mundo que se transforma rapidamente requer inovação, eficiência e, claro, produtividade. Um exemplo é o trabalho remoto. Se, antes da pandemia, trabalhar à distância já era uma tendência, o isolamento social obrigou mesmo as empresas mais resistentes a se adaptarem, forçando-as a investirem em tecnologia. Nesse cenário, quem já estava adaptado saiu na frente.
Mas esse é só um dos exemplos que mostram como é preciso estar preparado para as mudanças no mundo atual. Vamos entender, então, por que a tecnologia é importante para a produtividade nas empresas a partir de 5 pontos. Confira:
Porque permite ter mais organização e segurança de dados
Por meio da tecnologia, é possível organizar uma série de processos na empresa. O armazenamento de documentos referentes à contratação e à demissão de funcionários é um exemplo.
Felizmente, graças ao avanço tecnológico, existem softwares que permitem guardar os dados. Para acessar essas informações, é preciso de login e senha. Dessa forma, as informações ficam organizadas e seguras.
Se todos os papéis estão digitalizados e as informações armazenadas em um software específico, os colaboradores ganham tempo ao procurá-las. Guardar as informações no papel ou em planilhas, por outro lado, não é recomendado, já que deixa esses documentos tão importantes sujeitos a perdas e danos.
Porque possibilita acompanhar os projetos de perto
Por meio da tecnologia os líderes podem acompanhar os projetos em andamento, sem, no entanto, fazerem microgerenciamento. Um exemplo são as plataformas de gestão de projetos, que permitem saber o que cada colaborador está fazendo de maneira rápida.
Há softwares que permitem extrair relatórios rapidamente para acompanhar a produtividade do time, vendo quais atividades realizaram, quantas vendas foram fechadas por cada vendedor etc., variando conforme a área.
Já o colaborador pode usar ferramentas de gestão do tempo para entender quantas horas está dedicando a cada tarefa, dados valiosos para saber por quantas demandas pode ficar responsável sem causar atrasos, por exemplo.
Porque ajuda a atrair talentos
Você já tentou atrair talentos de outras cidades, mas acabou não fechando a contratação por questões de logística? Realmente fazer uma mudança por conta de um trabalho envolve diversos fatores, como ficar longe da família, dos amigos e dos lugares que gosta.
Com a tecnologia disponível e o fato de que boa parte das atividades podem ser realizadas à distância, no entanto, isso não deveria ser um empecilho. Basta permitir que essas pessoas trabalhem de maneira remota. Dessa forma, suas possibilidades de contratação são expandidas para o mundo todo.
Aliás, talvez seja o caso de abrir essa opção para todos os seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa feita por professores da Harvard Business School e da Northeastern University, permitir que os funcionários trabalhem remotamente, sem lugar fixo (não necessariamente de casa), pode aumentar a produtividade em 4,4%.
Evitar o trânsito, aproveitar mais tempo com a família e ter mais controle sobre a própria rotina, trabalhando nos horários em que produz melhor, por exemplo, são alguns benefícios desse modelo.
Porque motiva os colaboradores
Atualizar a tecnologia pode também motivar os colaboradores. Usar softwares lentos ou obsoletos deixa o colaborador também mais lento e, mais do que isso, desmotivado em realizar as tarefas.
Por outro lado, uma conexão rápida com a internet, computadores modernos e plataformas que funcionam sem problemas podem motivar os colaboradores. Por isso, lembre-se de manter essas ferramentas sempre atualizadas. Esse é um ótimo ponto de partida para aumentar a produtividade da equipe.
Porque automatizar o atendimento
O atendimento tem um papel essencial em qualquer empresa atualmente, permitindo que você retenha os clientes atuais e ainda venda mais. Prova disso é que, conforme uma pesquisa feita pela Neoassist, 68% dos consumidores disseram que gastariam até 20% a mais para serem bem atendidos.
Onde a tecnologia entra nessa história? Por meio de plataformas de atendimento, é possível ter um atendimento mais produtivo, automatizando algumas respostas. Um exemplo são os chatbots, que respondem perguntas frequentes de maneira precisa.
Mas, mesmo nos casos mais complexos, em que as respostas automáticas não são suficientes, esse tipo de ferramenta organiza os chamados em aberto, tornando o trabalho da equipe de suporte mais organizado e produtivo. E, por consequência, deixa os clientes mais felizes.
Porque o marketing se torna mais efetivo
A área de marketing é essencial para a divulgação da sua marca, produtos e serviços. Mas muitas vezes é pouco produtiva: sem conseguir comprovar o retorno sobre o investimento em campanhas tradicionais em jornais, rádio ou TV, a área pode parecer acessória. Mas, com a tecnologia, pode ganhar não só produtividade, como também importância.
O marketing digital é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada ao marketing. Uma das técnicas que compõem essa estratégia são os anúncios direcionados na internet. Exibidos no lugar certo, para as pessoas certas, eles permitem que você alcance seus clientes em potencial. E o melhor: gastando menos!
Além dos pontos que apresentamos nesse artigo, a tecnologia oferece muitas outras possibilidades para o aumento da produtividade em empresas. A IXC Soft, por exemplo, tem como foco a construção de ferramentas de inteligência estratégica, que ajudem empreendedores a tomarem decisões melhores e a ganhar produtividade.
Para isso, investe em pesquisas e análises para se atualizar sobre as últimas tendências de tecnologias que agilizem o trabalho.
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