O PIX chegou trazendo diversos benefícios para transações financeiras. Mas você sabe como o PIX pode ajudar o seu negócio?
Essa ferramenta lançada pelo Banco Central do Brasil auxilia na realização de transações financeiras a qualquer hora e dia, sem limite de valor mínimo ou máximo, de forma rápida, prática, segura e gratuita.
Neste conteúdo, vamos falar sobre essa ferramenta e como utilizá-la a seu favor.
O que é o PIX?
Antes de entender suas funcionalidades e como elas podem beneficiar o seu negócio, vamos primeiro entender o que é o PIX.
O PIX é um novo meio de pagamentos para facilitar transferências bancárias de forma instantânea entre pessoas e empresas, disponível todos os dias e a qualquer hora.
Ele possibilita também o recolhimento de impostos e taxas de serviços, de forma rápida e segura.
O PIX reúne tecnologia, transações financeiras e pixel. Através dele as transferências e pagamentos são realizados em poucos segundos, até mesmo nos finais de semana.
Além de fazer transações de forma rápida, o PIX não está disponível apenas para instituições bancárias, como o DOC e o TED. PicPay e Paypal também podem oferecer essa possibilidade aos usuários.
As chaves do PIX
Para realizar as transações financeiras é preciso somente a chave do PIX da pessoa para quem você quer transferir o valor, sem a necessidade de informar todos os dados bancários. Uma única informação e pronto!
As transferências via PIX são instantâneas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Podem ser realizadas a partir de uma conta-corrente, conta-poupança ou conta de pagamento pré-paga.
As chaves PIX são como endereços da conta, códigos que auxiliam na identificação da conta dos usuários. Pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta, enquanto para pessoas jurídicas o limite é de 20 chaves por conta.
A chave pode ser CPF ou CNPJ do usuário, endereço de e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.
O PIX permite também realizar a leitura de um QR Code para fazer pagamentos e transferências. A operação é feita em tempo real, através do celular, e os usuários envolvidos são notificados após a conclusão da transação.
Quais as vantagens do PIX?
Além da agilidade e segurança para realizar pagamentos e transferências, o PIX entrega outras vantagens, como alavancar a competitividade e a eficiência do mercado. Ele não exige que o usuário possua uma conta em uma instituição financeira. É possível utilizar o PIX por meio de MercadoPago, PicPay, Paypal e outras plataformas de pagamento.
Ele ainda incentiva o uso da tecnologia no mercado de pagamentos de varejo, promove a inclusão financeira, elimina custos com taxas, aumenta a segurança e aprimora a experiência dos clientes.
O PIX chegou preenchendo uma série de lacunas existentes nos instrumentos de pagamentos disponíveis. Ele é gratuito para pessoas físicas e gera tarifas menores para empresas.
Mas, sem sombra de dúvidas, traz aos consumidores a facilidade e a acessibilidade ao sistema e às transações, pois conta com uma tecnologia avançada de proteção para proporcionar mais segurança, sendo assegurada pela Rede do Sistema Financeiro Nacional.
Como o PIX ajuda no seu negócio
O PIX é uma ferramenta que pode potencializar o seu negócio. Taxas menores e o valor na sua conta instantaneamente, além de aceitar pagamentos de qualquer banco ou carteira digital através de chaves ou QR Code.
A utilização do PIX facilita processos como o recebimento em espécie, que podem gerar implicações como precisar de cédulas para troco e seguir procedimentos de segurança para realizar o depósito das notas.
Quando utilizamos cartões, o vendedor precisa ter uma maquininha e realizar o processo de inserir o valor, cartão e senha. Em compras on-line, o processo é ainda mais complicado, pois todos os dados do cartão precisam ser inseridos.
Além disso, a utilização do cartão gera algumas taxas de administração, que variam muito entre as fornecedoras e segmento da empresa, sendo de 2% e 5% para cartão de crédito.
O PIX simplifica todos esses processos e reduz os custos das transações, otimizando a experiência dos usuários através dos atalhos que as chaves proporcionam.
Por meio dele, as cobranças se tornam mais rápidas e o recebimento instantâneo, o que influencia também no tempo para liberação do produto, que diminiu.
Uma ferramenta para potencializar seu negócio
O PIX é uma ferramenta que pode potencializar seu negócio por suas taxas serem menores e mais eficazes.
Se pensarmos em otimização de tempo e eficácia, a funcionalidade veio pra ficar. Imagine que em menos de dez segundos você pode receber, transferir e efetuar o pagamento de um boleto.
O formato mais utilizado hoje é nos comércios e prestação de serviço onde temos uma cobrança única, que em sua maioria são presenciais ou contato direto com vendedor. Isso acontece pela maior aceitação de transferências pelas chaves, que substituíram um número expressivo de TEDs e DOCs.
Porém, se pensarmos em uma empresa B2B que tenha um recebimento recorrente, temos uma complicação.
Para que possamos ter um controle eficaz dos recebimentos, é necessário um intermediador desses recebimentos, para identificação de fatura ou boleto relacionado.
Os gateways de pagamento tomaram a frente e estão apostando cada vez mais nas API’s e integrações que disponibilizam a cobrança por meio da geração de um QR Code, tanto lançado em tela como impresso em uma fatura.
No entanto, os maiores bancos, que são também os que possuem mais clientes, ainda estão atrasados com essa entrega, considerando que não possuem o serviço de layout e homologação em carteira, serviço utilizado pelos ERPs para integração.
A IXC Soft tem um compromisso de entrega a partir do Febraban, um serviço que trata de registro de boletos como carteira do tipo PIX. Ele funcionará como uma remessa de boleto para registro comum, em que o retorno gera o código para montarmos o QR Code.
Para mais conteúdos como esse acesse nosso blog clicando aqui.