O uso da tecnologia é cada vez mais essencial no dia a dia das empresas. Conheça três setores das empresas onde a tecnologia é indispensável.

3 setores onde a tecnologia é indispensável

O uso da tecnologia é cada vez mais essencial no dia a dia das empresas brasileiras. De acordo com um dado divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 2016 e 2018, o índice de uso de tecnologias digitais entre grandes negócios do País foi de 63% para 73%.

Embora o dado se refira especificamente às grandes empresas, é possível verificar essa adoção também nos pequenos e médios negócios, que contam com a tecnologia para se tornarem mais competitivos. 

Neste artigo, mostramos três setores das empresas nos quais a tecnologia é indispensável e mostramos quais soluções da IXC Soft podem ajudar você. Confira!

3 setores das empresas nos quais a tecnologia é indispensável

1. Vendas

Os times de vendas estão entre os que mais podem se beneficiar com a tecnologia. Ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) há anos já auxiliam vendedores a organizarem as negociações em andamento, por exemplo.

Mas é possível ir além, usando uma ferramenta que aproveita a geolocalização para encontrar as melhores oportunidades de negócio para a sua empresa. Um exemplo é o Inmap Sales, um sistema gerenciador de relacionamento que permite visualizar no mapa da sua região de atuação onde estão os seus clientes em potencial. 

O Inmap Sales, baseado em controle visual e coordenadas, possibilita também visualizar em cores diferentes as tarefas que a equipe está realizando, os status de cada negociação, os clientes ativos e inativos e muito mais.

2. Tecnologia da informação

Falar que a área de TI faz uso da tecnologia é quase redundante. Mas mesmo essa área, que tem a tecnologia em seu DNA, tem ganhado muito com o desenvolvimento de novas soluções.

Um exemplo é o Inmap Fiberdocs, uma ótima solução para a documentação da rede de provedores de internet. Por meio dele, os técnicos podem desenhar a rede sem hierarquia de elementos para instalação, iniciando em qualquer ponto. Isso garante à empresa total controle sobre os investimentos.

Por ser intuitiva e fácil de usar, a ferramenta permite que os próprios técnicos registrem no sistema as redes e instalações — cada caixa instalada, poste, emenda, conexão etc. Dessa forma, a empresa fica atualizada sobre todos os serviços realizados.

3. Atendimento

O atendimento é, sem dúvida, um dos setores das empresas mais impactados pela tecnologia. Se antes os consumidores dependiam, basicamente, do telefone para serem atendidos, hoje há diversos canais disponíveis para que cada pessoa escolha aquele de sua preferência.

E o melhor é que, com uma boa plataforma de atendimento, a empresa consegue unificar os canais, tendo um histórico de solicitações de cada pessoa. Com essas informações em mãos, fica bem mais fácil direcionar as demandas e garantir satisfação aos clientes.

Um exemplo desse tipo de plataforma é o Opa! Suite, uma ferramenta de atendimento omnichannel, eficiente e flexível. Por meio do Opa!, é possível integrar WhatsApp, Telegram, Messenger, agente virtual e telefonia em uma só ferramenta.

Também dá para definir as etapas de atendimento via agente virtual para direcionar cada situação à equipe responsável, que, por sua vez, soluciona cada caso.

Tecnologias que fazem parte de todas as áreas da empresa

Além de tecnologias voltadas a setores específicos da empresa, há ferramentas que permeiam todo o negócio. O exemplo mais conhecido talvez seja o ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão que permite acessar os dados da empresa de forma fácil e integrada. 

O sistema ERP, muitas vezes, funciona em módulos, que podem ser contratados conforme as necessidades de cada negócio. Por meio dele, o fluxo de dados da empresa se torna mais fluido e pode ser compartilhado facilmente entre as diferentes áreas. Assim, as informações duplicadas também são eliminadas.

O IXC Provedor, por exemplo, é uma solução completa de gestão para provedores de internet que integra todos os setores da empresa em um único sistema. A ferramenta conta com uma série de módulos, como monitoramento de rede, atendimento, agendamento de tarefas, permissões, Voip, editor de website, cobrança, loja virtual, contratos, dentre muitos outros. 

Por meio do investimento em pesquisas, estudos e análises, a IXC Soft mantém-se atualizada conforme as últimas tendências de gestão de empresas e de tecnologia, construindo soluções que agilizam o trabalho dos clientes.

A tecnologia pode ajudar muito na gestão de empresas. Os dados gerados podem ajudar na tomada de decisões e agregar valor ao negócio. Utilizar essas ferramentas de forma correta colabora com o sucesso da gestão. 

A análise e definição de uma estratégia pensada com base nos dados coletados e organizados por ferramentas tecnológicas traz bons resultados à organização de modo geral, pois esses dados auxiliam na elaboração de ações assertivas e direcionadas ao público que se identifica com a sua marca ou tem interesse pelo seu produto ou serviço.

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