Anderson Warken é gerente comercial da IXC Soft de Chapecó/SC.

Como conseguir lugar no concorrido espaço da era digital no Brasil?

A inclusão digital está em ascensão global há alguns anos, mas conforme cresce, o espaço fica ainda mais concorrido, e quem presta um bom serviço sai na frente. Mas para se estabelecer, são necessários alguns cuidados muito específicos, pois quem tem o melhor produto e o melhor atendimento, sai na frente.

Com 165,3 milhões, o Brasil é o 5º país com mais usuários de internet no mundo, conforme um levantamento da empresa de dados Statista. Considerando isso, o mercado de provedores é um dos que mais cresce e busca modernização no país. Por isso, provedores que estão aliados à tecnologia, estão à frente e com uma carteira maior de clientes.

Anderson Warken, Gerente Comercial da IXC Soft, comenta que é relativo ao perfil do cliente, a concorrência entre os provedores. “Existem clientes que buscam preço, então da mesma forma que ele vem fácil, também migra para a concorrência mais barata com maior facilidade. E existe o cliente que prefere pagar mais por um serviço que funcione e ofereça um bom suporte”, explica.

Uso de dados

Um dos pontos que precisam de atenção são os dados de potenciais clientes. Segundo Anderson, um provedor que ainda está em ascensão, não cobrirá todas as áreas já de início. Por isso, muitas vezes o cliente vai solicitar orçamento, mas em seu endereço não haverá cobertura, e no futuro quando houver, ter os dados de quem já o procurou, auxiliará nas vendas.

“Hoje a tecnologia oferece softwares que auxiliam em todos os detalhes sobre seus clientes e potenciais clientes. Com a cultura do imediatismo, onde as pessoas vivem na correria, é muito importante que o provedor tenha em mãos ferramentas que agilizem seu atendimento e a resolução dos problemas”, comenta Anderson.

Qualidade e excelência

Ele ainda ressalta que é importante ter o melhor material como a fibra ótica, mas tão importante quanto isso, é estar atento à experiência do usuário, com a qualidade do serviço prestado e do atendimento, e por isso pequenas empresas de ISPs (Internet Services Providers) têm se destacado em relação às gigantes do segmento e ganhado espaço na casa dos brasileiros.

Prevenção

Contratempos com rede e sinal, ainda são a maior dor de cabeça dos provedores, pois, se o usuário fica sem conexão, minutos depois, sua linha de atendimento ficará congestionada, e quanto mais demora para resolver a situação, mais insatisfeito o cliente ficará.

“Estar pronto antes mesmo de o cliente chamar, é muito importante, e isso só a tecnologia pode proporcionar. Quando seu cliente fica sem internet, mas você sabe instantaneamente disso, e o avisa informando que já está resolvendo o problema, evita o desgaste e mostra que você tem o controle da situação”, comenta Anderson.

Um passo à frente

Para finalizar, Anderson comenta sobre a importância de um Provedor ter um sistema com todas as informações centralizadas, que propicie um atendimento de excelência. “É importante que o representante tenha controle de dados de potenciais clientes, tenha acesso a avisos e lembretes, com detalhes para saber onde estão os clientes e quais são suas necessidades, assim como é essencial ter um atendimento bem estruturado, para reter contratos ao final do período de fidelidade”.

Sobre a IXC Soft

A IXC Soft é uma empresa de desenvolvimento de sistemas focada em construir ferramentas de inteligência estratégica para auxiliar empreendedores na tomada de decisões que possam fazer a diferença nas negociações e gerenciamento de demandas. A empresa é conhecida por estar sempre atualizada com as tendências de gestão de empresas e de tecnologia para desenvolvimento de soluções que agilizem o trabalho de seus clientes.

Localizada em Chapecó/SC, a IXC Soft encontra-se em um grande centro de desenvolvimento de tecnologia, por isso conta com alguns dos melhores desenvolvedores, para somar conhecimento à equipe. Entre seus produtos estão IXC Provedor (gestão de provedores), IXC Consult (consultoria para provedores) e Opa! Suite (plataforma de atendimento omnichannel).

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