Iniciativa 5G Brasil: conheça o projeto para fortalecer os provedores.

Iniciativa 5G Brasil: conheça o projeto.

A tecnologia está presente no cotidiano de grande parte da população, no Brasil e no mundo, revolucionando os mais diversos segmentos. Alguns desses recursos tecnológicos impactam o modo de vida de toda a sociedade em diversos aspectos, trazendo mais automação e conectividade ao dia a dia, do campo às grandes metrópoles. Esse é o caso da tecnologia 5G, que irá possibilitar máxima eficiência para diversos processos.

Neste conteúdo, vamos abordar as principais informações sobre o leilão 5G e apresentar a Iniciativa 5G, pensada para possibilitar que provedores regionais de internet tornem-se também uma operadora móvel.

Tecnologia 5G no Brasil

A tecnologia 5G já deu seus primeiros passos em solo brasileiro e provou ser um meio capaz de trazer diversas inovações que irão refletir diretamente em fatores como produtividade e qualidade de produtos e serviços, e, consequentemente, na economia do País.

Isso ocorre pela capacidade dessa tecnologia de entregar uma velocidade cem vezes maior que a 4G. A transmissão ocorre através de faixas de radiofrequência, assim como para os sinais de rádio e televisão, e são responsáveis por transportar informações por meio de ondas eletromagnéticas.

A tecnologia 5G é a porta para a transformação de diversos pontos relacionados à tecnologia, e, além disso, pode contribuir para a criação de novos segmentos, ampliando o mercado de trabalho. 

Leilão 5G no Brasil

Para que a operação do 5G no Brasil entre em ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá promover um leilão de quatro faixas do espectro de radiofrequência que, juntas, representam o maior volume já leiloado pela Agência até hoje.

Devido à previsão para o início das operações de 5G no País, as empresas ganhadoras do leilão terão o dever de levar essa tecnologia para as 27 capitais brasileiras até julho de 2022, o que representa um salto na evolução de diversos setores.

Os valores arrecadados no leilão, que vem sendo viabilizado desde 2020, serão revertidos em investimentos para infraestrutura de comunicação para áreas carentes, levando não somente a tecnologia 5G aos quatro cantos do País, mas, também, adequando o 4G para sua funcionalidade ampla em todas as regiões.

Assim, das quatro faixas de frequências leiloadas, duas serão híbridas, distribuindo tanto sinal 4G como 5G, em variações da faixa.

  • 700 MHz: utilizada para ampliação do sinal 4G
  • 2,3 GHz: frequência padrão para dispositivos em geral e para ampliação do 4G
  • 3,5 GHz: dados em altíssima velocidade, pode ser usada em paralelo com outras bandas. 5G standalone
  • 26 GHz: transmissão de dados da economia em larga escala, como automação industrial e agrobusiness. 5G standalone

Iniciativa 5G: provedores de internet

A Iniciativa 5G Brasil surgiu da provocação levantada pelo CEO da IXC Soft, Cleiton Paris, sobre a viabilidade de estruturar uma operadora móvel para os provedores de internet de todo o País, que já trabalham pensando em entregar máxima qualidade nos serviços.

Após idealizar o projeto, a Iniciativa 5G Brasil foi validada também pelo CEO e Founder da IXC Soft, Ivornei Piva, e estendida a todos os provedores de internet interessados no projeto, inicialmente em um grupo de WhatsApp, que em seguida precisou migrar para o Telegram devido ao grande número de interessados em fazer parte desse marco na história.

O objetivo desse projeto é fortalecer o setor de provedores de internet, gerando o crescimento do segmento. No momento, são mais de 1.700 provedores no grupo da Iniciativa no Telegram, 400 no WhatsApp e 250 com aporte de recursos para início dos estudos econômicos, legais e regulatórios para a disputa do leilão.

“Para cumprirmos todas as premissas determinadas pelo edital, teremos que ter uma forte adesão dos ISPs. Temos o compromisso de assegurar total transparência e governança para as empresas que participarem do projeto”, afirmou Cleiton Paris, CEO da IXC Soft.

A Iniciativa 5G Brasil está cada vez mais real – e levaria aos provedores regionais a oportunidade de ser uma operadora móvel – e é considerada até aqui o maior movimento de provedores do Brasil, uma união que já chegou aos representantes do leilão 5G em Brasília.

Operadora Móvel com Rede Virtual

A intenção de partir para a compra de frequência iniciou pelo interesse e vontade dos provedores de internet em entrar e atuar no mercado de mobilidade por ser uma alternativa bastante atraente.

A base para essa decisão, e o pilar que mantém o projeto firme durante o processo, é a aposta dos provedores de que a qualidade dos serviços prestados com suas bandas fixas é um fator a mais sendo agregado na prestação de serviços e diferenciais para a rede de telefonia móvel, entregando uma capacidade de rede de ampla cobertura.

Defesa da alteração do edital em Brasília

Representantes da Iniciativa 5G Brasil foram até Brasília para defender mudanças nas informações que constam no edital do leilão enquanto ele passa pela análise do ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, antes de entrar em vigor.

A alteração apontada pela Iniciativa é para que a faixa de 700 MHz seja vendida em conjunto com um dos lotes de 3,5 GHz. O pedido é embasado no fato de que a  faixa de 700 MHz é considerada frequência essencial para a entrega de cobertura ampla, enquanto os 3,5 GHz darão a capacidade máxima ao 5G. A união dessas duas faixas seria o que possibilitaria uma rede móvel realmente abrangente.

Até o momento, a estruturação do leilão não apresenta garantias de que as empresas que adquirem a faixa de 700 MHz conseguirão comprar a faixa de 3,5 MHz, assim como o oposto também não é assegurado. A união das faixas, apontada pela Iniciativa 5G Brasil, visa à entrega de raio de cobertura à capacidade de rede, além de alertar sobre o risco de sobrarem frequências, como ocorreu no leilão do 4G.

A aceleração da liberação do 5G para além das capitais também está sendo pontuada pela Iniciativa 5G Brasil, pensando em levar a tecnologia para além dos grandes centros e, dessa forma, garantir cobertura em todo o território nacional.

O Conselho da Iniciativa 5G é formado por três representantes de cada região do Brasil, e busca constituir uma nova empresa nacional através da união dos ISPs. Conta, ainda, com consultorias especializadas nas áreas Jurídica, Regulatória, Técnica e de Negócios para garantia de transparência e eficiência em todas as etapas do processo para viabilização da participação no leilão.

Faça parte da Iniciativa 5G Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *