Os 5 aspectos de uma gestão de estoque excelente para provedores de internet

Jean Mandrik | Consultor de gestão IXC Consult

Já se perguntou sobre o impacto direto que o estoque do seu provedor exerce nas finanças e no fluxo de caixa da sua empresa? Hoje vamos explorar os 5 principais aspectos que devem ser considerados para um controle eficaz de estoque, mostrando a prática como estratégia para impulsionar os resultados financeiros e melhorar o fluxo de caixa do seu negócio. Confira:

1 – Fluxo de estoque

Tenha como prioridade um fluxo de estoque bem desenhado. Ele deve ser claro para todos da equipe e abordar todas as etapas em que os produtos circulam, isso inclui desde a requisição de compra, pedido para o fornecedor, recebimento da mercadoria, entrada da nota fiscal e movimentações de saída do estoque, sejam elas para o almoxarifados dos seus técnicos ou como venda de mercadorias.

2 – Processo de compra

É essencial que o responsável pelo contato com os fornecedores esteja muito atento ao mercado, isso inclui, novos fornecedores, produtos, tecnologia e principalmente qualidade dos produtos. Ela deve ser priorizada, pois tem impacto direto na qualidade da prestação do serviço para o seu cliente.

O objetivo de uma boa gestão de estoque é ver o material não apenas como produto no seu almoxarifado, mas como um dinheiro que está parado, por isso é importante trabalhar com estoque e prazos. Alguns indicadores que podem ajudar são: 

PME – Prazo médio de estoque. Ele define qual é o prazo médio que determinado produto fica no seu estoque.

Lead time – Tempo que leva entre o fechamento do pedido de compra até a entrega pelo seu fornecedor. 

Curva ABC – Dá informações de valores e volume de vendas de cada produto.

Relatórios de estoque mínimo e máximo – Contribui para entender a posição atual do estoque e quando iniciar o processo de compra. 

Esses indicadores auxiliam o comprador a não ter problema com o fornecimento de materiais, e também para trabalhar com um estoque mínimo, diminuindo o custo de estoque.

3 – Avalie os impostos sobre as suas compras

É muito comum que em alguns orçamentos de compra não seja avaliado os impostos, principalmente de compras emergenciais. Muitas vezes o comprador ou responsável pelos suprimentos se atém somente a valores e não a impostos decorrentes. Compras de outro estado, podem gerar o pagamento do Diferencial de Alíquota (DIFAL) e ICMS/Substituição, tudo isso encarece seu produto, seja ele para venda ou uso próprio.   

4 – Formas de pagamento 

Após término da negociação é abordado o prazo de entrega, quantidade, valores, impostos, logística entre outros. Chegou a hora de definir a forma de pagamento, para isso, alguns pontos devem ser analisados com o setor financeiro, como: 

Melhores dias para pagamento – Para cumprir com as responsabilidades do dia a dia com fornecedores, é necessário ter o valor em caixa sempre que chega o momento de pagamento. Isso inclui avaliar se o seu fluxo de caixa está positivo na data combinada e se terá capacidade de fazer o pagamento sem afetar os demais pagamentos já programados. 

Pagar à vista ou a prazo? – O comprador precisa entender que pagar à vista nem sempre é a melhor escolha, mesmo com desconto. Para decidir entre opções, é importante calcular o valor da compra multiplicado pela taxa de juros de alguma aplicação já usada pela empresa. Também é crucial considerar o custo de oportunidade ao avaliar se é mais vantajoso usar o dinheiro em outras necessidades e pagar o fornecedor em um prazo mais longo.

5 – Auditorias de estoque

Para concluir é indispensável falar sobre auditorias de estoque, elas tem como objetivo identificar problemas no uso dos materiais de instalação, movimentações erradas e perda de equipamentos em comodato. Os inventários e as movimentações dos produtos devem estar corretas, com isso a sua análise fica precisa e você consegue colher as vantagens de um bom gerenciamento de estoque.

A gestão de estoque desempenha um papel vital nas finanças e no fluxo de caixa de um provedor de internet. É muito importante ter um fluxo de estoque bem desenhado, um processo de compra atento às mudanças no mercado e à qualidade dos produtos. Comece o quanto antes se atentar a essas práticas, para impulsionar os resultados financeiros e melhorar significativamente o fluxo de caixa do negócio. E se precisar de ajuda, estamos sempre à disposição, com as melhores técnicas do mercado provedor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *