Como tomar a decisão em um negócio com base me 3 perguntas

3 perguntas para se fazer antes de tomar qualquer decisão

Quem é gestor sabe: a tomada de decisão é constante. Porém, não é possível “tirar uma resposta da cartola”; é necessário ter consistência e embasamento para resolver as questões que aparecem no dia a dia.

The ease of using internet websites for buying research papers is that you can find the equipment that you need and don’t have to go far to activities of the academic writing platform writemypapers.org locate them, and get them delivered right to your door.

A opinião de pessoas – mesmo que sejam da sua extrema confiança – pode contribuir. Entretanto, o que outras pessoas acham não deve ser preponderante na sua tomada de decisão.

Afinal, seu negócio é de sua responsabilidade. Além disso, nem tudo cabe e tem o mesmo resultado em condições diferentes, em tempos diferentes e em empresas diferentes.

Dessa forma, qualquer que seja a decisão a qual você precisa tomar, precisará ter base em números, dados e fatos.

Inclusive, já falamos sobre como agregar valor nas suas decisões neste post aqui.

Também é extremamente importante olhar para o seu planejamento estratégico e outros documentos que fazem parte das suas metas.

A gente sabe que existem inseguranças e receios. Isso é completamente compreensível.

Afinal, independente do tamanho da experiência que se tenha na gestão, somos seres humanos.

O lado emocional, os valores e até o momento de vida acabam refletindo na maneira de raciocinar a respeito de determinada questão. 

Para que uma fase não tão boa, por exemplo, não influencie negativamente em uma tomada de decisão, é preciso ter algumas coisas muito claras.

Dito isso, vamos falar sobre três perguntas que você deve se fazer antes de tomar qualquer decisão.

Portanto, queremos trazer com esse texto, um pequeno guia para que fique mais adequada e tranquila essa ação. Vamos a elas?

Leia até o final e reflita sobre seu negócio!

Pergunta 1: Como essa decisão se relaciona a seu Planejamento Estratégico?

Planejar é parte da essência da administração e gestão de uma empresa. Falar em Planejamento Estratégico parece até “lugar-comum”.

Contudo, ter um Planejamento Estratégico é realmente imprescindível para o bom andamento da empresa.

Saber, estabelecer, ter claramente e se comprometer com objetivos, escrevendo onde se quer chegar, como se quer chegar e um cronograma de todas as ações traz um horizonte, uma indicação, um roteiro para atingir metas.

Essa ferramenta de gestão, enquanto um guia, faz toda a diferença quando uma situação de dúvida é posta na empresa.

Tomar uma decisão é realmente desafiador, mas no Planejamento Estratégico podem estar as respostas. 

Um dos pensadores mais importantes da administração moderna, Peter Drucker, resumia que o Planejamento Estratégico é um “processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial”. 

Ele ainda ressalta que o Planejamento Estratégico é voltado ao futuro do negócio, relacionando como tomar essas decisões, entender e avaliar os resultados e estabelecer como receber feedbacks.

Com um mercado tão acirrado, competitivo e com tanta concorrência, gerir uma empresa “por intuição” é, muito provavelmente, uma sentença de morte para a empresa, mais cedo ou mais tarde.

Uma tomada de decisão com base no Planejamento Estratégico levará em consideração as metas, as estratégias e os possíveis problemas.

Pergunta 2: Qual o resultado esperado com essa decisão?

Parece simples e claro, porém, é preciso frisar: precede, necessariamente, de uma tomada de decisão, ter muito claro qual ou quais os resultados esperados com essa decisão. 

Não é adequado que um gestor tome uma decisão sem pensar nos benefícios ou dificuldades que aquela decisão poderá gerar.

Quais os riscos? As ameaças? Quais os perigos gerados com tal decisão? E, com isso, qual o plano B se essa primeira decisão não tomar o rumo que se esperava?

Por outro lado, se tudo sair como esperado, quais os próximos passos? Quais os recursos necessários para tais próximos passos?

Pergunta 3: Qual o custo-benefício dessa decisão?

Essa pergunta tem total relação com a implantação de novos recursos, contratação de pessoas ou mesmo a aquisição de equipamentos e/ou programas e softwares.

Essas aquisições podem acabar se tornando um investimento, com bons retornos – tanto financeiros quanto de facilitação da execução de alguns trabalhos -; quanto um gasto, no qual não há um benefício balanceado com o custo do equipamento ou software.

Portanto, não há espaço para achismo aqui. O gestor precisa fazer uma análise criteriosa para essa tomada de decisão.

Alguns pontos podem ajudar. Dê um check em cada um antes de efetuar a compra:

a) Converse com outros clientes: 

Mas não é uma conversa rasa e rápida. Tenha um diálogo com tempo, ouça atentamente as vantagens e desvantagens e, com base nessa avaliação, questione ainda mais. 

Aqui, um parênteses: é por isso que ter bons relacionamentos com outros empresários é extremamente positivo: você consegue ter parâmetros, trocar ideias – ajudar e ser ajudado, enfim.

b) Saiba exatamente qual a realidade do seu negócio e a sua demanda:

Só vai fazer sentido adquirir um equipamento ou um software se ele der conta de responder adequadamente à demanda da sua empresa.

Portanto, assim que essa demanda chegar a você, gestor, converse com os líderes dos setores e com algumas outras pessoas-chave dentro das equipes. 

Questione muito e compreenda a fundo as necessidades, a ponto de você estar convencido daquela demanda.

c) Pesquise concorrentes desse equipamento ou software:

Comparação. Essa é a palavra-chave para que você consiga tomar uma decisão.

Às vezes, um fornecedor traz um atendimento totalmente diferenciado, o que faz muito mais sentido do que pagar um pouco menos e não tê-lo.

Avalie o que é mais importante para seu negócio, com base nas demandas apontadas pelas equipes, que levaram à busca de tal equipamento ou software.

Embora não dê para ter certeza sobre essa decisão, depois de fazer essas três etapas ela tem muito mais chances de ser adequada.

A IXC Soft oferece soluções em softwares que podem contribuir com seu negócio. Oferecemos muita informação no nosso site para que fique muito claro quais são as soluções que oferecemos.

Entre em contato! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *