Por que é importante olhar para o atendimento ao cliente?

Temos que ter em mente que o atendimento é o ponto primordial no mundo dos negócios. Tudo está ligado ao atendimento e se o atendimento da empresa não está bom, reflete diretamente nos resultados financeiros.

Pós pandemia, temos ciência de que as pessoas querem falar com pessoas. Eles sentem a necessidade de um atendimento humanizado. Com isso, o atendimento ao cliente precisa ser de excelência. 

A empresa pode até ter um serviço bom, mas se o atendimento é ruim, atrapalha o crescimento contínuo da empresa, pois mesmo investindo em vendas, o cliente que entrar, vai sair, se tornando um churn para a empresa.

Com isso, é necessário a gestão acompanhar como está o atendimento ao cliente, identificando falhas e gargalos no processo, para assim identificar melhorias e evitar a insatisfação do cliente.

Afinal, o que é processo? 

Processo consiste em definir setorização, e como será executado, a fim de melhorar os resultados, facilitando o entendimento dos envolvidos para medir produtividade e eficiência.

Para definir processos de atendimento, é preciso acompanhar e visualizar como estão os processos atuais da empresa. Através desta análise, identificar pontos de melhoria para assim definir novos processos.

É muito recomendado trabalhar com sistema omnichannel, facilitando os canais de comunicação com o seu cliente. Automatize seus processos, para gerar mais rapidez na entrega do serviço, melhorando a experiência ao usuário.

Atendimento de excelência x tratar bem o cliente

Confundir a entrega de um atendimento de excelência com o tratamento realizado aos clientes é muito comum. Por isso, precisamos ter essas definições claras e se preocupar com ambos.

Tratamento ou tratar bem o cliente:  Se preocupa com o conforto e bem-estar físico e psicológico, além da cordialidade que todos os clientes esperam.

Atendimento de excelência: É quando a empresa se preocupa com a experiência do cliente, em entregar soluções de acordo com as necessidades que o cliente possui.

Fidelize o seu cliente

Fidelizar o cliente é um dos itens mais importantes para o sucesso do seu negócio, trazendo mais valor ao produto que você vende.

Vender é bom, mas sempre precisamos olhar para o cliente que já está conosco, fidelizando o mesmo, aumentando o ticket médio e faturamento da empresa.

Para fidelizar o seu cliente não podemos pensar apenas em produto e valor, mas também no atendimento, ouvir o cliente, entender o que ele precisa, para assim prestar um atendimento de qualidade.

Realize pesquisas de satisfação, para identificar como o seu cliente avalia sua empresa, produto e atendimento. A partir disso, crie estratégias para melhorar a entrega do seu serviço. Ofereça também serviços agregados ao seu plano, para gerar mais valor no produto vendido. 

Empresas que querem encantar o cliente, devem oferecer muito mais do que o mercado oferece, para garantir a melhor experiência para o cliente.

Simone Pipper 
Ceo STI Consultoria

1 comment
  1. Parabéns pela abordagem Simone! Adorei seu ponto de vista. Ansiosa pelas próximas…
    Abraço Nath

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *