Neste conteúdo abordaremos um dos temas mais comentados da atualidade quando se trata de atendimento ao cliente, o WhatsApp Business API.
O WhatsApp Business API é uma ferramenta do Facebook para empresas, que visa auxiliar na relação entre o cliente e o negócio, criando uma via de comunicação por um dos softwares de mensageria mais conhecidos do mundo, o WhatsApp.
Primeiramente, para entendermos melhor o WhatsApp Business API é necessário ter em mente que existem três ferramentas do Facebook que levam o nome de ‘WhatsApp’. O primeiro, e mais famoso deles, é o WhatsApp Messenger, um app de mensagens multiplataforma cujo foco é a troca de mensagens em pequena escala por um usuário, tratando-se principalmente das relações pessoais do indivíduo, conversas entre amigos, familiares e afins. Esse é o app que provavelmente você tem instalado em seu smartphone.
Também temos o WhatsApp Business, uma ferramenta de mensagens baseada no WhatsApp Messenger com foco principal em pequenos negócios. Esse app traz algumas vantagens para as empresas em relação à versão anterior.
Com ele é possível que você crie um perfil comercial no WhatsApp para conversar com seus clientes, podendo realizar a separação do trabalho e da vida pessoal, já que é possível instalar tanto o WhatsApp Messenger quanto o WhatsApp Business no mesmo dispositivo, utilizando dois números de telefone diferentes. O app ainda conta com configuração de respostas automáticas simples e é compatível com números de telefone fixo.
Por fim, temos o WhatsApp Business API, uma ferramenta com foco em médias e grandes empresas. Diferentemente dos dois citados anteriormente, não é necessária a instalação em um aparelho celular. A ideia principal é que várias pessoas prestem atendimento ao cliente por uma mesma conta, o que facilita o processo de atendimento em grande escala.
Para registrar uma conta de WhatsApp Business API é necessário que essa demanda seja repassada por uma empresa parceira do Facebook, mas o processo em si é bem simples.
Um número de WhatsApp será registrado, podendo ser um número de telefone móvel, telefone fixo ou até 0800. Após passar pelo processo de registro da conta, dados de autenticação são liberados para que, via API, as mensagens dessa conta possam ser sincronizadas com outro software, normalmente plataformas de atendimento que trazem recursos para auxiliar no atendimento empresarial, como respostas automáticas complexas, relatórios e priorização de tickets de atendimento.
Agora que você já conhece o WhatsApp Business API, é necessário apenas que conheça os recursos da plataforma de atendimento que deseja trabalhar, já que a maioria delas oferece recursos adicionais além da entrega de mensagens pelo canal do WhatsApp para auxiliar na agilidade e qualidade do atendimento da empresa.
Então, pesquise bem e aproveite as funcionalidades que o WhatsApp Business API oferece.
Juliano Amaro | Product Owner
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