Dicas de sucesso para um gestor de provedor de internet

Dicas de sucesso para um gestor de provedor de internet

Hoje, para que um provedor se mantenha no mercado, com inúmeros desafios diários na gestão, o gestor precisa saber efetivamente como está o andamento do seu negócio, e isso inclui ter conhecimento sobre como estão os processos e a empresa como um todo.

Dentre os desafios presentes no cotidiano dos provedores estão a concorrência, a competitividade e, principalmente, os custos com manutenção, novas estruturas e novas tecnologias e inovações para atender as demandas do mercado. 

Papel do gestor em provedores de internet

Além de olhar para a tecnologia, o gestor precisa pensar na gestão, gerir toda a parte operacional e a equipe técnica, além de saber como estão os setores administrativo e financeiro da sua empresa.

Para ser capaz de identificar os problemas, o gestor precisa obter informações, levantar dados e medir os resultados. Podemos resumir esse processo com a conhecida frase de Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da administração moderna: “Se você não pode medir, não pode gerenciar.”

Alguns indicadores são fundamentais para o levantamento de dados e a análise de gestão de provedores, como as métricas de evolução de contratos, informando como estão as vendas, o crescimento real do provedor, as análises de cancelamentos e a retenção de cancelamentos. 

É importante também que o gestor conheça o valor de ticket médio e se o custo de instalação está sendo calculado corretamente – e quais dados estão sendo considerados para esse cálculo, os produtos em comodato e consumo que estão sendo mensurados e o valor da mão de obra e tempo de instalação. Esses dados não podem ser esquecidos para o cálculo de Custo Médio por Incidente (CMI).

No setor financeiro, a gestão faz análise do índice de inadimplência mensal, conseguindo identificar as causas pelas quais os clientes se tornam inadimplentes. É papel do gestor ainda realizar o indicador de análise de fluxo de caixa, conciliação de extrato bancário e DRE, para ter o levantamento de tudo que foi pago e recebido no período, assim como a provisão do que tem a receber e a pagar.

Para que o gestor obtenha sucesso, é necessário ter planejamento, gestão estratégica e foco. Isso exige gerir pessoas, tecnologias e processos, promovendo o desenvolvimento e o crescimento do seu negócio.

Thais Schroll│Consultora de Gestão

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