Diariamente me deparo com provedores de internet que não têm uma estratégia voltada para a gestão de pessoas. O que se percebe é que os proprietários vão levando, sem dar a devida atenção ao assunto. O que é compreensível na vida de um empresário, que precisa equilibrar toda a responsabilidade que um negócio demanda.
Mas, sabemos que para um negócio obter sucesso é necessário ter bons profissionais trabalhando na linha de frente. O empresário não consegue fazer tudo sozinho, ele precisa de uma equipe qualificada e eficiente para auxiliá-lo. O sucesso do seu negócio depende do quanto você investe nas pessoas que ali trabalham, e isso está relacionado a gestão de pessoas.
Para conquistar uma equipe eficiente e engajada com os objetivos da organização, algumas ações podem ser adotadas, desde o processo de seleção até a manutenção do relacionamento desse colaborador com a empresa. Muitas vezes, ações simples já trazem ótimos resultados quando comparadas ao custo-benefício.
O primeiro passo na gestão de pessoas é acertar na contratação de novos colaboradores, buscando profissionais capacitados para a função. É preciso ter cautela ao contratar pessoas por afinidade, como amigos ou parentes. Busque analisar o currículo e contratar profissionais com qualificação técnica para a vaga. Nunca contrate alguém que você não possa demitir.
Outro ponto extremamente importante para o sucesso do negócio e para o engajamento dos colaboradores é investir no treinamento das pessoas, desde a capacitação inicial, no momento em que esse profissional entra na empresa, até treinamentos de reciclagem para a equipe.
No dia a dia é comum que as empresas já coloquem o colaborador no seu posto no primeiro dia de trabalho, para que inicie suas atividades, sem nenhuma orientação ou apresentação da empresa. Isso desmotiva e gera insegurança no profissional e na equipe.
É preciso deixar bem claras as funções do colaborador e o que a empresa espera dele. Cargos e funções mal definidos geram atritos internos e perda de foco no que precisa ser feito.
Uma forma de deixar as funções e hierarquias claras é desenhando um organograma, que possibilita a todos uma visão ampla de como os setores e equipes funcionam. Esse documento precisa existir e ficar em local visível para todos, assim como Missão, Visão e Valores da empresa.
Para ter uma equipe em constante evolução, e que apresente bons resultados, é importante investir em feedbacks individuais, deixar o colaborador ciente de como o gestor percebe seu desempenho e o que é preciso melhorar.
Muitos profissionais anseiam por isso, e muitos gestores e empresários esquecem de dar feedback. Mesmo que esteja tudo certo, é importante implantar a cultura do feedback na empresa, realizando essas devolutivas com frequência.
Alguns gestores esperam o ápice do desgaste do relacionamento para conversar com o colaborador e, muitas vezes, a situação já não é mais reversível ou a confiança não pode mais ser restabelecida. Nesse caso, a única solução passa a ser o desligamento, um preço alto a pagar, pois além do custo financeiro de uma rescisão, há o tempo e o investimento em uma nova pessoa.
Nenhuma das ações citadas são suficientes se não houver reconhecimento. O gestor precisa reconhecer seus colaboradores, não só financeiramente. É necessário o reconhecimento de outras formas, como eleger o colaborador destaque do mês, parabenizar quando uma tarefa é bem desempenhada, além de proporcionar oportunidades de crescimento e de carreira.
Realizar pesquisa de clima organizacional pode ser uma boa maneira de entender melhor como está o clima organizacional e o ambiente de trabalho, para que os gestores identifiquem eventuais falhas da empresa ou também o que está dando resultado.
Os incentivos também são grandes aliados no engajamento e motivação dos colaboradores. Desenvolva estratégias que proporcionem interação e descontração. Alguns exemplos realizados por organizações de sucesso são confraternizações, happy hour, brindes de aniversário, incentivo aos estudos, planos de saúde, vale-alimentação, previdência social, entre outras possibilidades.
Investir em pessoas faz com que elas lutem pela empresa como se ela fosse delas, faz com que se sintam parte do negócio. Em consequência, você terá mais resultados, crescimento e um bom posicionamento da marca.
Jessica Picchi│Gerente da IXC Consult.