Hoje, para que um provedor se mantenha no mercado, com inúmeros desafios diários na gestão, o gestor precisa saber efetivamente como está o andamento do seu negócio, e isso inclui ter conhecimento sobre como estão os processos e a empresa como um todo.
Dentre os desafios presentes no cotidiano dos provedores estão a concorrência, a competitividade e, principalmente, os custos com manutenção, novas estruturas e novas tecnologias e inovações para atender as demandas do mercado.
Papel do gestor em provedores de internet
Além de olhar para a tecnologia, o gestor precisa pensar na gestão, gerir toda a parte operacional e a equipe técnica, além de saber como estão os setores administrativo e financeiro da sua empresa.
Para ser capaz de identificar os problemas, o gestor precisa obter informações, levantar dados e medir os resultados. Podemos resumir esse processo com a conhecida frase de Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da administração moderna: “Se você não pode medir, não pode gerenciar.”
Alguns indicadores são fundamentais para o levantamento de dados e a análise de gestão de provedores, como as métricas de evolução de contratos, informando como estão as vendas, o crescimento real do provedor, as análises de cancelamentos e a retenção de cancelamentos.
É importante também que o gestor conheça o valor de ticket médio e se o custo de instalação está sendo calculado corretamente – e quais dados estão sendo considerados para esse cálculo, os produtos em comodato e consumo que estão sendo mensurados e o valor da mão de obra e tempo de instalação. Esses dados não podem ser esquecidos para o cálculo de Custo Médio por Incidente (CMI).
No setor financeiro, a gestão faz análise do índice de inadimplência mensal, conseguindo identificar as causas pelas quais os clientes se tornam inadimplentes. É papel do gestor ainda realizar o indicador de análise de fluxo de caixa, conciliação de extrato bancário e DRE, para ter o levantamento de tudo que foi pago e recebido no período, assim como a provisão do que tem a receber e a pagar.
Para que o gestor obtenha sucesso, é necessário ter planejamento, gestão estratégica e foco. Isso exige gerir pessoas, tecnologias e processos, promovendo o desenvolvimento e o crescimento do seu negócio.
Thais Schroll│Consultora de Gestão
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