Conheça a Robotic League, oficina de robótica apoiada pela IXC Soft

Iniciativa educacional transforma alunos em talentos da ciência e tecnologia e está levando nome da IXC Soft para a Alemanha

Há quase 10 anos, o laboratório de matemática da Escola Bom Pastor tem sido o ponto de encontro para estudantes interessados em expandir seus conhecimentos acadêmicos. No entanto, desde que o professor Carlos Rutz descobriu materiais de robótica no laboratório, o foco da oficina ganhou um novo rumo.

Para explorar as oportunidades educacionais oferecidas pela robótica, Rutz procurou orientação e apoio do professor Tiago Zonta, da Unoesc, um profissional que já tinha experiência nesta área e contribuiu para que os planos do professor Carlos fossem possíveis.

Rutz formou um grupo composto por 12 estudantes do ensino médio, para iniciar os trabalhos. Desde o começo, ele incentivou a sustentabilidade do grupo, permitindo que os alunos mais experientes compartilhassem seu conhecimento com os novos e assim, a oficina não perdesse a força. Já no começo a Robotic League passou a participar de feiras e competições regionais.

Ascensão da equipe

No início, foi difícil ganhar as competições, mas com persistência, a equipe conseguiu experiência observando seus concorrentes e obteve resultados expressivos. A partir de 2016, Rutz começou a inscrever o grupo em um calendário de competições de robótica. 

Motivados pelos bons resultados e empenhados em melhorar suas chances de sucesso, os estudantes passaram a estudar minuciosamente as regras e a planejar suas estratégias de competição. O ambiente competitivo impulsionou os alunos a alcançarem um novo patamar de habilidades e dedicação.

A equipe passou a se destacar nas competições de robótica, conquistando reconhecimento regional e despertando o interesse de outros competidores e espectadores. Agora a caminho da Alemanha, os alunos descobriram que o sucesso do grupo vai além das medalhas conquistadas, pois além de desenvolverem habilidades técnicas, melhoram seu trabalho em equipe, a resolução de problemas e alimentam ainda mais a paixão pela ciência e tecnologia.

O amanhã da Robotic League

Para o futuro, eles planejam expandir ainda mais as oportunidades de robótica para os alunos. O objetivo é aumentar a participação em competições nacionais e internacionais, buscando desafios cada vez maiores.

Apoio da IXC Soft

Como uma apaixonada por tecnologia e inovação, sem dúvidas, o nome da IXC Soft precisava estampar essa camiseta de peso, para impulsionar o grupo ainda mais. Por isso, em um belo dia, em mais um dos diversos pedágios que a Robotic League promovia para arrecadar fundos e manter o projeto, a empresa fez o primeiro contato com os jovens.

“Estávamos buscando recursos para participar da seletiva mundial em Guarulhos no ano passado, neste dia conseguimos tanto o financiamento por meio do pedágio quanto a vaga para o mundial”, comentou o professor.

Agora, os recursos obtidos serão usados para diversos fins, principalmente para evoluir a tecnologia que estão desenvolvendo. “Estamos participando de projetos e eventos de robótica mais avançados, que envolvem a construção de peças. Essa evolução é um passo importante para nós, pois estamos construindo robôs do zero, proporcionando uma experiência significativa aos estudantes envolvidos”.

“Levamos o nome da IXC Soft para competições na Alemanha, em São Paulo e em outros eventos que participaremos. Também promoveremos a empresa por meio de nossa camiseta”. – Carlos Rutz

Segundo Rutz, sua satisfação e entusiasmo com o projeto, podem ser comparados a uma “lua de mel” com a profissão, já que presencia a transformação interpessoal e o desdobramento das ideias dos estudantes. “O ambiente da oficina proporciona liberdade criativa para os jovens explorarem suas ideias e colocá-las em prática, algo que nem sempre será possível quando ingressarem no mercado de trabalho”, comentou.

Apoiar esse tipo de projeto traz vantagens para a sociedade como um todo, segundo um dos CEOs da IXC, Cleiton Paris, “apoiar a oficina de robótica de Chapecó, é apoiar o futuro do desenvolvimento tecnológico na região. A IXC nasceu em um local onde não se conhecia muito sobre tecnologia nesta região. Então, se tiver jovens querendo crescer e melhorar esse meio aqui na região, com certeza vamos apoiar”, comentou.

Para Ivornei Piva, também CEO da IXC Soft, essa oficina desenvolve profissionais capacitados e apaixonados por ciência e tecnologia, que transformarão o progresso dos profissionais e comunidade em geral.

“Queremos promover a democratização da educação de qualidade e impulsionar o desenvolvimento de habilidades necessárias para a economia do futuro, a IXC Soft sempre levantou essa bandeira e cada vez queremos ver mais exemplos como o da Robotic League da Escola Bom Pastor” enfatizou Piva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *