Mesmo com a pandemia há empresas que estão crescendo. Conheça algumas dicas de gestão para auxiliar nessa fase de transição neste conteúdo.

Dicas de gestão para empresas que estão crescendo

Mesmo com a pandemia, que está prestes a completar um ano, e em alguns casos, justamente por causa dela, há empresas que estão crescendo. E isso é uma ótima notícia! A expansão de qualquer negócio exige adaptações. Por isso, trazemos algumas dicas de gestão que podem auxiliar nessa fase de transição.

Porém, antes de pensar em estratégias para acompanhar o crescimento, é necessário ter certeza de que sua empresa está mesmo crescendo. Caso contrário, o melhor é manter a estabilidade financeira e a capacidade de produção ou prestação de serviço, até encontrar esse ponto de equilíbrio para investir na ampliação dos negócios.

Então, considerando que você já fez essa análise e concluiu que sua empresa está mesmo crescendo, confira essas dicas de gestão e veja com você pode aplicá-las no seu cotidiano.

A empresa está crescendo

Se nos últimos meses você percebeu que as finanças estão mais estáveis, a demanda pelo seu produto ou serviço é constante, o lucro vem aumentando – pelo menos, na mesma proporção que os custos -, o seu segmento de atuação está em ascensão, então, sua empresa está em pleno crescimento. 

Parece o cenário perfeito, certo? E até certo ponto, é. Mas é importante estar atento para algumas demandas que surgem com esse crescimento, como análise mais profunda dos indicadores – custos, despesas, lucro -, para não se perder no meio do caminho e ter que dar um passo atrás.

Dicas de gestão para crescer com segurança

Veja a seguir algumas dicas de gestão para que o crescimento da sua empresa seja sólido e consistente.

Planeje

Planejar é uma das primeiras etapas para empreender, qualquer que seja o segmento ou o tamanho do empreendimento. Mas ao contrário do que muitos pensam, não basta ter planos para iniciar os trabalhos. 

O planejamento precisa ser constante, para avaliar se as coisas estão acontecendo no tempo certo, tanto para implementar melhorias, quanto para corrigir possíveis falhas.

Empresas que estão crescendo devem dar atenção especial ao planejamento, já que a expansão dos negócios interfere no faturamento, mas também nos custos.

Alguns itens importantes que devem ser analisados e planejados na fase de crescimento da empresa:

  • concorrência: a análise da concorrência é um excelente parâmetro para definir a sua estratégia de crescimento. Você deve avaliar se a empresa dos concorrentes está no mesmo ritmo que a sua. Elas também estão crescendo? Se sim, indica que o setor está em expansão, e isso é bom para qualquer negócio, certo? Se não, é outro bom sinal. Significa que você está oferecendo algum diferencial que vem fidelizando os clientes e atraindo novos. Analise o que você tem feito de diferente e invista nisso. Otimize esse diferencial e aproveite o momento para ampliar sua carteira de clientes;
  • custos e preço: vender mais significa ter que comprar mais matéria-prima ou investir mais tempo no trabalho. Seja comprando de fornecedores, seja trabalhando mais horas ou contratando pessoas para atender o aumento da demanda, os custos vão subir. Teoricamente, se sobem os custos, também sobe o faturamento. Na prática, porém, é necessário fazer as contas. Com produto em estoque ou mão de obra já contratada (com o custo desse profissional já definido, seja você, seja um funcionário), o preço final é um. Novos pedidos ou contratações podem ter um custo mais elevado e aí é preciso ajustar também o preço daquilo que você vende. O equilíbrio entre custos e faturamento é essencial para a saúde financeira da sua empresa;
  • impostos: uma questão muito importante a se considerar durante o crescimento da empresa são os impostos, já que eles aumentam conforme faixas de faturamento. Com diferenças mínimas no faturamento, o aumento nos impostos pode ser bastante significativo. Então, o ideal em relação a isso é tentar manter o faturamento numa faixa condizente com os lucros ou então prever esse acréscimo nas despesas da empresa. Isso vai evitar sustos na hora de cumprir essas obrigações legais.

Leia o artigo Você acha ou você tem certeza? Saiba como ter certeza das decisões na gestão do seu negócio.

Equilibre as finanças

Quando se fala em planejamento, já se contempla o equilíbrio financeiro de modo geral. Porém, esse é um fator muito importante para que a empresa cresça com segurança. 

Assim, a dica de gestão nesse caso é o controle rigoroso de custos, despesas fixas, investimentos em máquinas e equipamentos ou em capital humano. Esses itens não podem aumentar em proporção maior que o faturamento (ou lucro). 

Tudo deve andar em sincronia, para que a balança não pese mais para um dos lados – especialmente para o lado das despesas. Para isso, o fluxo de caixa deve ser fechado todos os dias, controlando entradas e saídas de dinheiro. 

O controle do fluxo de caixa permite analisar também como o dinheiro está sendo aplicado. Se é gasto ou é investimento. Essa análise permite também propor cortes ou redução de despesas, seja na negociação de preços e prazos com fornecedores, seja em ajustes na rotina da empresa que possam gerar alguma economia – eletricidade, por exemplo.

Surpreenda a concorrência

Entre as principais dicas de gestão, uma bem valiosa tem a ver com a concorrência.  Estar um passo à frente dos concorrentes garante um fôlego extra para as finanças da sua empresa.

Lembrando o que já foi comentado no item de planejamento, ter um diferencial coloca sua empresa numa posição de destaque, que pode crescer mesmo em meio a estagnação econômica. 

Assim, a sugestão é que você estude seus concorrentes, mas não apenas para comparar preços. Analise outros aspectos, como atendimento, instalações, disponibilidade e variedade de produtos e qualidade da mão-de-obra (no caso de ser um prestador de serviços). 

Tudo isso interfere no preço do que você vende e, por isso, preço não pode ser o único indicador. Até porque, se você oferece algo a mais ao seu cliente, faz sentido que ele pague por isso. Mas é necessário que ele perceba o valor agregado ao seu produto ou serviço para querer pagar mais por ele. 

Então, evidencie o que você tem de diferente. Comunique-se com seu público nas redes sociais, mantenha um relacionamento próximo. O sentimento de pertencer, de fazer parte, tem um valor imenso para os consumidores.

Valorize sua equipe

Se você trabalha sozinho, valorize seu tempo, invista em você mesmo e se coloque como prioridade na sua empresa. Afinal, se você é o único responsável pelo produto ou serviço que vende, você precisa estar bem, ou nada vai funcionar. Certo?

Mas considerando que você não é um ‘empreendedor-solo’, você deve investir na sua equipe, valorizar quem trabalha com você e para você. 

Isso inclui desde oferecer um ambiente confortável, com as condições necessárias para que as atividades sejam realizadas de forma adequada, até o reconhecimento financeiro, que querendo ou não, é sempre um bom incentivo para atrair e manter bons profissionais. 

Invista em tecnologia

Se sua empresa está crescendo, além das dicas de gestão já citadas, outra que não poderia faltar é sobre tecnologia.

Inicialmente, pode parecer um investimento alto, mas possuir um software de gestão garante mais agilidade nos processos, pois auxiliam na resolução prática e rápida de questões do dia a dia que acabam tomando muito tempo se forem feitas manualmente. 

Softwares de gestão otimizam a comunicação com o cliente, facilitam o controle de fluxo de caixa, organizam as tarefas dos diferentes setores, entre outras funcionalidades burocráticas presentes na rotina de uma empresa.

Ao utilizar um software de gestão, desde que o sistema seja alimentado corretamente, é possível obter relatórios de custos, de faturamento, de produção, e até mesmo indicadores do público que consome o seu produto ou serviço, como localização, por exemplo. 

Assim, investir em tecnologia é uma das decisões mais acertadas para ter em mãos indicadores reais do desempenho do seu negócio, e poder tomar decisões seguras, potencializando o crescimento da sua empresa.

Se quiser conhecer um software de gestão para sua empresa, solicite uma demonstração.

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