O ano de 2020 acabou. Os desafios e contratempos passam, e conseguimos absorver tudo o que nos torna nobres e fortes.

Os desafios de 2020: um ano atípico mas gratificante.

O ano de 2020 acabou, atípico, cheio de desafios, mas gratificante. Prezados colegas de trabalho, parceiros e clientes. Caros amigos! Ao comemorar a chegada dele há um ano, acredito que nós, como todas as pessoas no mundo, sonhávamos com boas coisas.

Há um ano, ninguém poderia imaginar quais desafios nós teríamos que enfrentar. E agora parece que o ano de 2020 teve uma carga de 48 anos (aproximadamente). No que diz respeito às relações pessoais, foi difícil para cada um de nós, com angústias, grandes dificuldades e preocupações.

Mas, sem dúvidas, o ano passado também esteve ligado a esperanças de ultrapassar as dificuldades, ao orgulho por aqueles que demonstraram suas melhores qualidades humanas e profissionais, à percepção do muito que significam as relações confiáveis, sinceras, verdadeiras entre as pessoas, a amizade e confiança entre nós.

Desafios desconhecidos

Levando isso para o lado profissional, as questões citadas acima foram fundamentais, pois enfrentamos um desafio desconhecido para a maioria de nós, que foi o distanciamento. 

Em períodos normais, o que se via e sentia em todos os setores da empresa, eram equipes trabalhando em sintonia, como organismos vivos, para atingir o objetivo de melhorar a vida de nossos amigos parceiros. 

Para tentarmos chegar no mesmo resultado, mesmo à distância, foi fundamental contar com a colaboração das pessoas e acima de tudo confiar nelas. Tentamos também nos adaptar e fazer alterações em algumas equipes para estar de acordo com essas novas necessidades.

Claro que não atingimos exatamente o mesmo resultado, pois são formas de trabalho muito diferentes, e também estamos falando de seres humanos que não são iguais entre si, o que faz com que cada um reaja de uma forma diferente às mudanças. O que podemos afirmar é que conseguimos manter a engrenagem rodando e, em muitos casos, até com melhores resultados que no nosso método tradicional de trabalho.

Comunicação: um dos grande desafios gerados pelo distanciamento

A comunicação clara e certeira foi o maior desafio quando falamos em distanciamento (quando estamos juntos também), então, foi necessário que todos conseguissem desenvolver essa habilidade com esses novos impedimentos de não poder ter o contato face a face, como de costume. 

Acredito que muitos aprenderam bastante com isso e conseguiram inclusive otimizar essa habilidade para quando voltarmos presencialmente. Quem não conseguiu, no mínimo, se esforçou ao máximo e de uma forma ou outra evoluiu como pessoa e profissional.

Mudanças

Esse ano tão diferente com relação à forma de trabalho não escapou dos desafios de sempre quando se fala em desenvolvimento de software. Mudanças de requisitos, necessidades novas, evolução do sistema, novas tecnologias, tudo isso se fez presente, porém, continuamos trabalhando duro para não deixar a peteca cair e continuar a evoluir nossos produtos e serviços. 

Houve também muitas mudanças na nossa infraestrutura de trabalho, para que pudéssemos entregar soluções hoje ainda melhores que as de ontem, de uma forma mais assertiva. Essas mudanças são custosas e muitas vezes não são visíveis na ponta. 

Mas, com a experiência de anos anteriores, podemos afirmar que ajudam a minimizar falhas e deixar nossos sistemas mais flexíveis, diminuindo o tempo para efetuar a manutenção e liberar atualizações. São frutos que iremos colher a médio e longo prazo, mas são fundamentais para a sustentabilidade do software e continuidade do negócio de nossos clientes e parceiros.

Compartilhando conhecimento, vencendo desafios

Continuamos investindo em pessoas, que participaram de várias palestras e eventos de forma remota e claro continuamos com nossas IXC Talks, nas quais nossos parceiros e colaboradores puderam compartilhar muito conhecimento com os colegas. 

Além disso, participamos de feiras on-line e presenciais, quando possível, para tentar cada vez mais estreitar nosso relacionamento com parceiros e clientes. Por esse motivo, as pessoas continuaram evoluindo e se qualificando profissionalmente. 

A prova disso foram as constantes mudanças de equipe e evoluções de cargos, de forma que conseguimos remanejar profissionais para que deles fosse extraído o seu melhor e pudessem estar contentes com suas atribuições. Abrindo, assim, oportunidades para pessoas novas, que entraram na equipe no decorrer do ano.

Os desafios e contratempos passam. Sempre foi assim. Mas nós conseguimos absorver o principal, tudo o que nos torna nobres e fortes: amor, entendimento, profissionalismo, confiança e apoio.

Caros amigos, neste ano busquemos o melhor: felicidade e alegria para todos os que estão ao nosso lado e que são importantes para nós. Quero dizer obrigado a cada um de vocês, porque estamos todos juntos. E quando sentimos o apoio do próximo, dos que estão ao nosso lado, então a IXC se torna uma grande família.

Autor: Luciano Vaz | Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *