Como fazer minha empresa alcançar o sucesso?

Chegar ao topo, com uma empresa de sucesso é o sonho de todo empreendedor. E o que faz isso se tornar realidade, é uma série de técnicas. Além de ser indispensável o cumprimento de cada uma delas, estarem alinhadas é a grande chave para o triunfo nos negócios. Confira neste artigo, quais são os dez pilares que estruturam uma empresa de sucesso.

1 – Planejamento estratégico

Para traçar um bom plano estratégico, principalmente quem está iniciando seu negócio, é necessário começar por uma análise e conhecer os recursos que a empresa irá usar e quais ameaças enfrentará. Por isso, é necessário separar seus ambientes externo e interno. No externo ficam itens como clientes, concorrentes, economia, políticas e tendências de mercado. 

No ambiente interno, observe o que está sob sua tutela: funcionários, sistemas gerenciais e processos diários e identifique quais são suas forças e fraquezas. Após isso, trace a melhor estratégia e se posicione no mercado mostrando sua diferenciação e ênfase em um segmento específico do mercado.

2 – Indicadores de desempenho

A empresa precisa acompanhar periodicamente seu desempenho e resultados. A dica é que use indicadores para dimensionar ganhos e perdas. Além disso, é possível observar os rendimentos de sua equipe, setores e profissionais.

Essas métricas, além de medir a lucratividade, agregam valor para a empresa e informam sua taxa anual de crescimento, custo ou aquisição de clientes. Elas também são capazes de apontar a produtividade da equipe, custo de instalação de clientes e ticket médio por plano e custo de aquisição de clientes.

É importante relacionar os objetivos, com os indicadores que melhor se encaixam para sua empresa. A partir dos resultados, tomam-se atitudes para promover mudanças e melhorias na empresa, que permitirão o crescimento do seu negócio.

3 – Controle e organização de finanças 

Uma área financeira  bem estruturada, que garanta qualidade e segurança em operações como compras  de insumo, redução de custos, formação de preços e demonstração dos resultados do exercício é indispensável para o crescimento. 

Além disso, a empresa também precisa colocar em dia seus tributos, para continuar atuando no mercado. A melhor opção é elencar os principais tipos de tributos e classificá-los como impostos, taxas e contribuições. A cobrança pode variar na esfera federal, estadual e municipal e para organizar tudo isso, é fundamental contar com a ajuda de um contador.

Para o melhor controle, também é necessário realizar o planejamento financeiro, provisionamento de contas a receber e das contas a pagar. Com os lançamentos projetados é possível analisar os resultados futuros, verificar os recursos existentes e as necessidades da empresa, auxiliando na a gestão na tomada de decisões.

4 – Processos internos

Os processos internos são responsáveis por traçar o caminho percorrido em cada atividade dentro da empresa, pois para chegar a determinado resultado, é necessário serem especificados os objetivos de forma clara e consistente, para aumentar a produtividade.

O primeiro passo neste caso, é mapear todos os processos da empresa e desenhar um fluxograma de cada processo identificando possíveis melhorias e alterações no fluxo existente e nas tarefas desempenhadas pela equipe.

Analisando esses pontos e suas interferências, no caso de mão de obra, por exemplo, é possível identificar pontos como desinteresse, desqualificação, desmotivação e assim por diante.

Após identificar todos os problemas, é necessária a otimização dos processos internos e padronizar para a empresa toda. Uma boa forma de organização é o fluxograma interno que indique a ordem correta dos acontecimentos, pessoas envolvidas e os resultados finais.

5 – Gestão estratégica de pessoas

Apesar de todos os pontos serem de grande importância, a atenção no gerenciamento de uma empresa, precisa começar na gestão de pessoas. A forma em que ela atrai e retém seus talentos é a que reflete em bons resultados, pois se a empresa quiser potencializar os lucros, precisa de uma equipe acima da média, engajada e comprometida com os objetivos.

Para tanto, é necessário a aplicação de novas práticas, como construir uma marca empregadora com recrutamento alinhado e uma cultura bem definida. Depois, é necessário mantê-los na empresa.

Além disso, os profissionais precisam se sentir confortáveis e querer permanecer no trabalho, isso ajuda na construção de uma equipe alinhada e experiente e acaba com gastos com rotatividade e evita a fama de empresa onde ninguém quer trabalhar.

6 – Relacionamento com o cliente

Maior do que o desafio de conseguir clientes, é conseguir mantê-los na empresa pelo maior tempo possível. Por isso, é de muita importância ter um bom relacionamento com o público-alvo. Respeito, confiança e negociações precisam beneficiar ambos. 

Neste caso, é importante um atendimento de qualidade. A dica é trabalhar em ações para fidelizar seu público e construir uma cultura com foco no cliente e o sucesso de sua experiência na  jornada com a empresa. Para manter a satisfação do cliente, é necessário de uma equipe ou responsável por essa boa experiência, que tire as dúvidas, mantenha contato durante e após a compra do produto.

7 – Uso da tecnologia

A tecnologia é indispensável para o processo ocorrer da melhor forma dentro de uma empresa. Chatbots, inteligência artificial e automação são alguns exemplos que precisam ser levados em conta. A produtividade aumenta consideravelmente, quando a equipe tem a oportunidade de focar no que realmente importa, ao invés de fazer suas atividades manualmente.

E por isso, é necessário foco na tecnologia que melhor funcione para o negócio. Começar por um sistema de gestão empresarial (ERP) que integra todos os seus, é uma boa pedida, para facilitar sua comunicação e emissão de notas fiscais. Após isso, usar softwares para atendimento ao cliente e sistemas de controle financeiro, entre outros.

8 – Gerenciamento da qualidade do produto

A gestão da qualidade funciona como melhoria contínua, e dá atenção ao planejamento, execução e avaliação dos resultados finais. O planejamento consiste em definir o objetivo e como ele será alcançado, já a execução é colocar o plano em prática e a avaliação é o diagnóstico de quais resultados foram alcançados. Após isso, é necessário agir corretamente e eliminar o que há de errado.

9 – Comunicação interna 

Para finalizar, um ponto que deve ser considerado é a melhoria da comunicação interna, para reduzir os ruídos e possíveis erros, e criar um diálogo claro. Tudo pode começar com os gestores bem informados e repassando informações pertinentes. Depois, implementar canais oficiais de comunicação, tais como murais de recado, intranet e aplicativos mobile.

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